top of page

A exposição da IV Semana Internacional de Arqueologia - Discentes - MAE-USP tem como tema "Os 25 anos do MAE em seus bastidores". Além da exposição temática será realizada uma homenagem a Dorath Uchôa. As exposições serão exibidas durante toda a semana próximas as salas de conferência.

 

A temática visa unir a história da instituição, entre estudantes, pesquisadores e funcionários, a uma temática lúdica que trespassa a circunscrição do fazer arqueológico, etnológico, museológico e atinge também o cotidiano, as relações afetivas, a passagem do tempo.

 

Nosso intuito é apresentar a história do MAE tanto dentro da instituição, entre acervo, laboratórios e administração, quanto fora dela, nas pesquisas de campo e eventos do museu. No entanto, trata-se de ir além da história oficial do Museu, abordando os esforços cotidianos que construíram essa trajetória.

Exposição

Para isso, organizaremos as fotos em quatro categorias, lembrando que a exposição é composta por fotos enviadas pelos participantes do evento:

 

1) Cotidiano

Nessa categoria escolheremos as fotos que representam as situações corriqueiras por trás dos trabalhos que envolvem o museu, sejam os intervalos das escavações, sejam os momentos lúdicos no laboratório, a preparação de atividades do educativo, etc.

 

2) Eventos

Aqui queremos que os participantes mandem fotos de reuniões da comunidade do MAE oficiais e não oficiais, podendo ser desde congressos a festas de fim de ano, casamentos, entre outros.

 

3) As fotos que não entram nos relatórios

Pensamos nesta categoria para representar os aspectos organizacionais dos nossos trabalhos. Pediremos fotos de bastidores da organização de exposições, eventos e das próprias escavações (preparativos de campo, montagem de fotos, etc.).

 

4) MAE: Ano 0 (ou "Há 25 anos atrás)

Aqui pediremos fotos especificamente de 1989 para tentar estabelecer o processo de criação do MAE em seu atual formato e frisar as transformações entre aquele momento e a comemoração de seus 25 anos.

bottom of page